Nos dias 12 e 13 de abril, ocorreu a I Olimpíada Estadual da Escola do Esporte com Coração da Nova Acrópole, em parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). O evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – sede do Comitê.
A ocasião foi marcada por grande comoção e união, ao ressaltar e colocar em prática o Espírito Olímpico desde a perspectiva dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até a Era Moderna, convidando cerca de 260 participantes a experienciar cerimônias fúnebres em homenagem aos heróis do passado.
Os filósofos-atletas, que fizeram parte de momentos reflexivos, aulas teóricas e competições esportivas envolvendo tiro com arco, vôlei de quadra, tênis de mesa, atletismo e natação, definiram sua dedicação durante os dois dias como a alegria do esforço, incentivada por Pierre de Coubertin.
Entre as memórias marcantes do evento, destaca-se as Cerimônias de abertura e encerramento, com a presença do revezamento da tocha com o fogo sagrado, simbolicamente interpretado a partir do contexto histórico do Movimento Olímpico, incluindo juramento dos atletas, perfilhamento das delegações e dos árbitros presentes. Os 160 atletas que competiram também foram os responsáveis pela organização de todo evento, de forma voluntaria, colocando em prática a união do esporte através da filosofia e dos valores humanos, em uma verdadeira celebração da vida e de superação.







Em outro momento especial, Sofia Bittencourt, da Escola do Esporte com Coração, recebeu das mãos do Prof. Nelson Todt a medalha Pierre de Coubertin, como reconhecimento à excelência nos trabalhos durante a organização e condução da I Olimpíada Estadual, além da sua constante demonstração de Espírito Olímpico.

O Prof. Nelson Todt, Presidente do CBPC, fez o encerramento das Olimpíadas com uma palestra intitulada: “Cerimônias Fúnebres e o Caráter Esportivo na Antiguidade Grega: entre o culto aos mortos e a celebração da excelência”, aprofundando temas da vida cotidiana e os relacionando com as tradições da Antiguidade, desde Olímpia até as sociedades atuais.
Créditos das imagens: Nova Acrópole / Divulgação.