O Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC), foi fundado para assegurar os ideais de Pierre de Coubertin que fazem parte da filosofia que norteia o Movimento Olímpico moderno, tais como excelência, equidade, participação e paz. Assim, o CIPC faz parte do grupo de instituições reconhecidas pelo COI e para ter um maior alcance em uma escala global é apoiado por comitês nacionais.
Há um consenso geral de que a sociedade brasileira e as de vários outros países estão passando por uma “crise de valores”. Os valores humanos como a fraternidade, a cooperação, união e compartilhamento soam estranhos, desatualizados e sem qualquer uso utilitário, distantes dos valores de mercado que impulsionam a sociedade competitiva de hoje. Importa então optar por um caminho que conduza ao desenvolvimento humano harmonioso e autêntico, buscando reduzir a exclusão social, a incompreensão e a opressão.
A Educação Olímpica parece ser um caminho levando-se em consideração as intenções de Coubertin, em especial aquelas voltadas aos aspectos pedagógicos do esporte e não, como muitos podem pensar, para a realização de recordes atléticos. Coubertin tinha imaginado nos ideais olímpicos uma forma dialética da Educação enfatizando questões relacionadas com a eliminação da injustiça social (McNeely, 1980; Muller, 2004). Desde então, por conta da realidade social atual e dos desafios propostos pela Agenda Olímpica 2020, a tradição histórica do Olimpismo propõe-se a ser adotada e adaptada por algumas instituições do mundo moderno que incentivam atitudes éticas, ajustando o Movimento Olímpico ao nosso tempo.
A renovação de valores tem se mostrado crucial para disseminar uma educação baseada em valores olímpicos. Compartilhando a mesma finalidade, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) visa a contribuir para a criação de programas baseados nos princípios educacionais de Coubertin em escolas e programas esportivos sociais.
Alinhado com a Agenda Olímpica 2020, o CBPC preocupa-se em credenciar instituições que sejam reconhecidas por trabalhar com um esporte que esteja alicerçado em um conjunto de valores educativos, dentro de uma perspectiva de uma educação física e intelectual, com valores culturais sendo enfatizados através de programas de intervenção e desenvolvimento humano.
Para desenvolver esses programas, o CBPC tem experimentado a adoção de parceria com responsabilidades compartilhadas dentro do nexo de stakeholder. Isso, de alguma forma, e na devida medida, antecipou-se à Agenda Olímpica 2020 considerando a sua recomendação 20: “O COI deve abrir-se para a cooperação em rede com organizações competentes reconhecidas internacionalmente e ONGs para aumentar o impacto de seus programas” (Comitê Olímpico Internacional, 2014, p. 18). Portanto, a experiência do CBPC em Programas de Educação Olímpica está focada em modelos de relações com parceiros, segundo princípios de responsabilidade social, em que algum tipo de benefício comum é voltado para todos os parceiros, enquanto se busca o equilíbrio social.