Na última semana o livro “Comportamento Normatizado versus Comportamento efetivo na prática do fair play entre jovens escolares” foi entregue às bibliotecas do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) e Irmão José Otão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A obra de autoria do Prof. Marcio Turini, Membro do CBPC, retrata a importância dos valores sociais na constituição, organização e operacionalização da vida humana, assim como na competência histórica e tradicional do esporte em levar os valores em sua prática: “O fair play estabelecido, desde do século XIX, como uma ética esportiva serve até os dias atuais como instrumento de orientação e desenvolvimento de valores positivos no esporte. No entanto, o uso da instrução (abordagem pedagógica verbal mais centrada no professor) não garante a socialização efetiva desses valores entre crianças e jovens, sendo necessária a utilização de procedimentos mais adequados para direcionar e otimizar este processo”, relata Turini.
Participaram do prefácio os Membros do CBPC, Professores Ana Miragaya, Lamartina DaCosta, Marta Gomes e Nelson Todt, que contribuíram para a ideia de utilizar as tendências do Olimpismo e do fair play como condutores para investigações locais com vistas a um melhor entendimento de suas aplicações práticas: “As pesquisas, ainda poucas no Brasil, apontam para a necessidade da investigação do fair play na prática do jogo. Neste sentido, parece importante que as investigações confrontem a prática do fair play com seus padrões teóricos estabelecidos. O objetivo do tema foi de comparar o comportamento normatizado, por padrões teóricos do fair play, com o comportamento efetivo, observado na prática do jogo, entre jovens escolares”, comenta o autor.
O material, disponível apenas por meios físicos, evidencia que a prática nem sempre representa a realidade do esporte, e que discursos que permeiam as modalidades esportivas seguem distantes do que se espera para o desenvolvimento integral dos indivíduos. No livro, a pesquisa apresentada demonstra que o comportamento dos jovens escolares durante o jogo, por vezes, não se coaduna com seus discursos, e que fatores externos à prática detectados sugerem a importância de abordagens pedagógicas mais centradas no aluno no ensino da Educação Física e dos Esportes quando há o propósito de inserir aprendizagem de valores do fair play.
Com um olhar direcionado a professores e profissionais que trabalham com esportes, Turini afirma que “pode ser uma leitura que ajude a pensar em como lidar melhor com a educação em valores de crianças e jovens, tendo aplicação direta no ensino da Educação Física nas escolas, em programas e projetos esportivos sociais, nas competições esportivas escolares e na formação dos jovens atletas dentro de clubes esportivos”.
Com o desejo de uma ótima leitura a todos, o CBPC identifica a importância dessa obra para o avanço do esporte educacional e a propagação de valores.
Imagem de capa: Prof. Nelson Todt entregando o livro na biblioteca central da PUCRS.