Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang 2018 (COI).

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oficialmente anunciado na sede das Nações Unidas, a data promove o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a comemoração da data representa os esforços das Nações Unidas para apoiar e promover a importância dos benefícios do esporte e de estilos de vida saudáveis em um desenvolvimento social mais amplo.

O esporte é visto como um instrumento importante para o desenvolvimento: aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e desempenha um papel importante no esforço global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A agência da ONU lembra que o esporte é algo de todos e tem uma linguagem internacional comum, além de ser um fator importante para a unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz.

Nesse sentido, é possível conceber o esporte como um importante auxiliar na exploração do interior dos indivíduos, independentemente de suas classes ou crenças. Ele sempre esteve a serviço da população em geral e Pierre de Coubertin acreditava nisso. Para o francês, o esporte e a cultura do movimento corporal eram os únicos sujeitos capazes de pacificar nações que viviam em confrontos. Sua obra final é a grande prova disso.

Primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, Grécia, 1896.
Primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, Grécia, 6 de abril de 1896.

Desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade, a Trégua Olímpica era responsável por provar ao homem que guerras e conflitos não são tão importantes quanto o convívio e o respeito – formadores de valor e caráter.

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna ocorreu no dia 6 de abril de 1896, há exatamente 124 anos. Neste dia, no Estádio Panatenaico, em Atenas, milhares de espectadores ouviram do Rei George I da Grécia a frase emblemática que se tornou ritual nos Jogos Olímpicos: “Eu proclamo a abertura dos Jogos Internacionais da Primeira Olimpíada dos tempos modernos”.

Logo após o discurso, canhões explodiram e pombas foram lançadas para preencher o estádio com seus voos alegres. A partir deste dia, os Jogos Olímpicos deram conta de reunir, no mesmo local e a cada quatro anos, países conflitantes, para competirem sob as mesmas condições e mostrarem que hostilidades não são necessárias para vencer preconceitos e demais barreiras. A cada quatro anos, o mundo mostra que, quem vence, é a paz!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário