Neste dia 3 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Bicicleta. A data promove a importância da bicicleta para a humanidade e para o meio ambiente, e busca entre seus objetivos mobilizar organizações em nível global para tornar o futuro mais sustentável, com a finalidade de uma vida melhor para todos. Dessa forma, relacionando a comemoração com o criador dos Jogos Olímpicos Modernos, é relevante lembrar que Pierre de Coubertin era apaixonado por bicicletas, e essa paixão foi transmitida em seus escritos e influenciou a prática do ciclismo.
Coubertin, que foi um entusiasta na modalidade, proporciona várias reflexões sobre o ciclismo. Ele acreditava que o indivíduo ciclista poderia desenvolver agilidade e, sobretudo, equilíbrio. Comparando o ciclista a uma ave, o francês também dizia que ao se portar na bicicleta, a pessoa precisaria deixar de sentir o atrito da máquina e dos movimentos do seu próprio centro de gravidade. Assim, percebe-se que Pierre de Coubertin considerava o ciclismo uma atividade harmoniosa.
Além disso, o Barão foi responsável por incluir o ciclismo como modalidade esportiva nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em maio de 1937, na cidade de Lausanne, na Suíça, Pierre de Coubertin fala sobre os benefícios de andar de bicicleta, trazendo mais notabilidade para a modalidade: “É a humanidade realmente consciente de tudo o que lhe deve a bicicleta – não somente no que diz respeito a técnica, mas também, e eu diria acima de tudo, no que tange a sua tendência física ascendente? Está consciente a humanidade da quantidade incrível de destreza, equilíbrio, confiança em si mesmo, bem-estar físico e força muscular que esta invenção maravilhosa trouxe para a raça humana? Somente isso já basta para que o ciclismo esteja representado no programa dos Jogos Olímpicos, como uma espécie de homenagem de gratidão à humanidade”.
Na atualidade, as reflexões de Coubertin a respeito do ciclismo fizeram ainda mais sentido, à medida que pesquisas sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera foram realizadas, tornando essa temática da construção de um mundo mais sustentável e com qualidade de vida para as próximas gerações uma discussão presente. Então, surge um movimento para reduzir as consequências negativas do uso de automóveis, que são uns dos principais causadores da emissão de carbono, para alternativas mais sustentáveis, como a bicicleta, que não emite gases poluentes e se configura como uma oportunidade de unir a mobilidade com a atividade física.
Em 2018, todos os 193 estados membros da ONU adotaram a resolução da Assembleia Geral, que declarou o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta. A partir desse ano, essa data torna-se importante para a sociedade e deve ser divulgada, como uma forma de incentivar o uso de bicicletas em todo o mundo.
O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin celebra o Dia da Mundial da Bicicleta e homenageia Pierre de Coubertin por ser uma figura importante nessa comemoração, uma vez que foi uma grande influência na prática do ciclismo.