No dia 21 de dezembro de 2020, os representantes das Escolas Pierre de Coubertin de diversos países ao redor do mundo se reuniram com o objetivo principal de divulgar as ações das respectivas instituições durante a pandemia causada pela COVID-19. Na oportunidade, a Escola de Educação Básica da URI Erechim, certificada pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, representou o Brasil.
Na abertura da reunião, o Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC), Prof. Stephan Wassong, salientou que com as dificuldades impostas pelo contexto atual, os eventos presencias das Escolas podem ter sido adiados, mas o comprometimento com a disseminação dos Valores Olímpicos não foi afetado. A Vice-Presidente do CIPC, Drª. Ines Nikolaus, destacou que as escolas se adaptaram ao momento vivido pelo mundo, inovando as maneiras de trabalhar com seus projetos durante a pandemia, e que isso “é plausível neste período”.
O Professor de Educação Física da Escola de Educação Básica da URI Erechim, Bruno Faleiro, enalteceu o trabalho da Escola e da Universidade por meio dos Cursos de Educação Física, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) e dos alunos e familiares. Relatou também que os eventos presenciais não ocorreram, mas que ações como gincanas e atividades recreativas foram realizadas no formato on-line.
Ao analisar o ano letivo de 2020, o Coordenador da Educação Física da Escola de Educação Básica da URI Erechim, Edenir Serafini, reforçou que a instituição segue buscando disseminar os Valores Olímpicos do Respeito, da Amizade e da Excelência nas aulas em formato híbrido, a partir de alternativas para continuar atraindo os alunos.
Fonte imagem e texto: Escola de Educação Básica da URI Erechim.