"A ligação entre o Manifesto Olímpico e a missão moderna do COI enfatiza que os pensamentos e ideias de Coubertin não são do passado".
O manuscrito de 14 páginas de Pierre de Coubertin, no qual o francês apresentou sua ideia visionária de restauração dos Jogos Olímpicos, foi doado hoje ao Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça. A doação foi feita por Alisher Usmanov, que também é presidente da Federação Internacional de Esgrima.
O manuscrito foi entregue em 25 de novembro de 1892, na antiga Sorbonne, em Paris. Dois anos mais tarde, no mesmo auditório, Coubertin reservou seu tempo para tratar de dois assuntos: o amadorismo e o espírito esportivo e, também, os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Nesta ocasião, o megaevento esportivo foi formalizado e apoiado pelas autoridades presentes no local.
Em matéria feita pelo Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, destacou o momento reverenciando a importância histórica para o mundo Olímpico e para a continuidade do trabalho de Coubertin: “Em um nível somos testemunhos desse documento histórico, o manuscrito do discurso que expôs os fundamentos filosóficos do Movimento Olímpico. Em outro nível, estamos testemunhando um momento histórico, com este manuscrito retornando à sua casa olímpica, o lugar a que pertence”.
Alexandra de Navacelle de Coubertin, Presidente da Associação Familiar Pierre de Coubertin, comentou: “Para nossa família, é notável e uma fonte de grande orgulho ver por escrito a previsão que meu tio-avô teve. Há mais de cem anos, ele entendeu claramente como o esporte pode mudar o mundo e que poder enorme para o bem os Jogos Olímpicos poderiam ser, no seu tempo e no futuro”.
Já o presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Stephan Wassong, comentou a visão à frente de Coubertin e como seus fundamentos filosóficos, esportivos e pedagógicos se fazem presentes ainda hoje: “A ligação entre o Manifesto Olímpico e a missão moderna do COI enfatiza que os pensamentos e ideias de Coubertin não são do passado. Eles ainda têm relevância para o Movimento Olímpico de hoje e seu impacto nas sociedades em todo o mundo. Coubertin acreditava firmemente que os Jogos Olímpicos poderiam dar uma grande contribuição à paz mundial”.
As páginas originais do Manifesto agora serão exibidas no Museu Olímpico para o público pela primeira vez. Para os interessados no Movimento Olímpico, o The Olympic Studies Centre contém uma seleção de relevantes publicações e diversos recursos que descrevem o brilhante trabalho de Pierre de Coubertin no âmbito dos Jogos Olímpicos, bem como suas ideias sobre o papel do esporte na sociedade, entre outros.