A 15ª Sessão Internacional para delegados das Academias Olímpicas Nacionais (AONs) e dos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) concluiu os seus trabalhos no dia 21 de julho, numa cerimônia de encerramento emocionante. Após dois anos e meio, as instalações da Academia Olímpica Internacional (AOI), na Antiga Olímpia, abriram as suas portas aos representantes de 75 países, totalizando 98 participantes.
Alguns conferencistas foram convidados a falar no evento, a fim de explorar as potencialidades da digitalização na modernidade em um contexto pós pandemia, que obrigou o mundo a limitar suas atividades e a adaptar-se à nova realidade.
Entre os especialistas esteve presente a Drª. Bianca Gama Pena, Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), Gerente de Projetos do Departamento de Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Gerente do eMuseu do Esporte. Seu tema de apresentação foi “Museu Olímpico Virtual Digital: um passo à frente nos Estudos Olímpicos”.
Os temas elaborados forneceram subsídios para discussões aprofundadas entre os delegados e os grupos de trabalho. As AONs foram convidadas a compartilhar as diferentes formas que têm enfrentado os desafios na promoção dos Valores Olímpicos, explorando novos métodos de trabalho e trocando experiências e opiniões.
Sobre a oportunidade de ser parte do evento representando o Brasil e, sobretudo, falando sobre tecnologias e a era digital, Pena comentou a importância de diferentes países debaterem o assunto no contexto do Movimento Olímpico: “O Brasil representou [no evento] a importância da tecnologia na era digital para que tenhamos mais engajamento e alcance das informações para crianças e jovens, utilizando-se desta ferramenta para disseminar os Valores Olímpicos”.
Não foi a primeira vez que Pena esteve na Academia Olímpica Internacional. Sua primeira experiência foi em 2015, quando participou do seminário de pós-graduação enquanto aluna. No entanto, neste ano foi a vez de reviver o local como palestrante, apresentando o trabalho do eMuseu do Esporte e como tem sido seus desenvolvimentos nos últimos anos: “Essa participação representou, para mim e ao eMuseu do Esporte, um marco pelo fato de percebermos o reconhecimento do nosso trabalho, uma vez que o Comitê Olímpico Internacional já havia pedido uma reunião, na qual eu participei online durante a pandemia, para tratar sobre a rede dos Museus Olímpicos. A ideia era que falássemos sobre a nossa experiência no eMuseu, então houve o reconhecimento do nosso trabalho enquanto pioneiros. Portanto, é um reconhecimento internacional a nível pessoal, por estar idealizando e lançando um produto que tem um impacto em outros países, mas também para o eMuseu do Esporte, que é uma ferramenta de grande alcance e uma nova forma de disseminar os Valores Olímpicos”.
Pena também comentou sobre a importância de apresentar este tema durante o evento, destacando a parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin na elaboração de materiais conjuntos, como as exposições virtuais “Reinventando o Esporte e os Jogos Olímpicos após Covid-19: Retorno a Pierre de Coubertin” e “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”: “Mesmo o Brasil não tendo uma Academia Olímpica, nós vimos que estes trabalhos podem ser feitos também de forma independente. A nossa iniciativa já é internacional, pois através do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin chegamos, ainda, até o Comitê Internacional Pierre de Coubertin. Isso nos mostrou como a ferramenta [eMuseu] pode ter um alcance internacional com as duas exposições que lançamos […] tudo que nós fazemos tem um impacto acadêmico que também favorece os Estudos Olímpicos”.
As duas exposições culminaram em livros que foram publicados em anos anteriores, ambos contam com a chancela do CBPC e podem ser encontrados no nosso site em publicações.
Você pode acessar as exposições no site do eMuseu do Esporte em www.emuseudoesporte.com.br.
Imagem de capa: Participantes da 15ª Sessão Internacional para delegados das Academias Olímpicas Nacionais e dos Comitês Olímpicos Nacionais (Academia Olímpica Internacional).