Você acompanhou a Semana Olímpica do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC)?
No início da semana que marcou os 129 anos da criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), celebrado no dia 23 de junho, membros, colaboradores e instituições certificadas pelo CBPC participaram ativamente das comemorações. Nas redes sociais, a Fundação Tênis e a Escola de Educação Básica URI – Erechim deram seus relatos sobre como ocorre o trabalho com Educação Olímpica com seus alunos e comunidade. Além disso, relataram a importância e os impactos visíveis. Em outro material, estudantes e funcionários da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – sede do Comitê -, testaram seus conhecimentos ao responder perguntas sobre o Movimento Olímpico e Pierre de Coubertin. Você pode acompanhar todos materiais através das nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn (@coubertinbrasil).
Na modalidade presencial, membros do CBPC se reuniram nas dependências da Escola de Educação Básica URI – Erechim para uma série de atividades. Os professores Bruno Faleiro, Edenir Serafini, Luis Henrique Rolim e Nelson Todt participaram de entrevistas e palestras envolvendo Olimpismo, Esporte e vivências Olímpicas. Na ocasião, ainda, dois outros professores locais foram nomeados novos Membros do CBPC: Larissa Tessi e Pedro Baidek receberam o certificado e passam a somar-se aos nossos mais de 50 membros e colaboradores.
Já a Fundação Tênis realizou eleições do “aluno Pierre de Coubertin”. Os estudantes precisaram eleger o colega da turma que melhor representa os Valores Olímpicos durante as aulas. No primeiro turno a turma escolheu uma pessoa para concorrer no segundo turno, com outros alunos mais votados. O processo aconteceu com cédulas e, inclusive, cabine de votação.
Quando o assunto é filosofia e esporte, a Escola do Esporte com o Coração, junto à Nova Acrópole Brasil – CBPC, organizou diferentes eventos durante os meses de maio e junho.
Na sede de Florianópolis, ocorreu o I Torneio catarinense de xadrez Pierre de Coubertin, com aproximadamente 16 participantes. Já em Curitiba, pelo menos 22 pessoas fizeram parte do Treino de vôlei integrativo Pierre de Coubertin. Na ocasião, Gustavo Subkowiak, filósofo e monitor da atividade, comentou que “o esporte é uma ferramenta filosófica para crescermos como seres humanos, em valores verdadeiramente humanos, e especificamente para o esporte de equipe. Em nossos treinos de vôlei, que traz muita alegria, de corações unidos, uns pelos outros, remete a generosidade, por exemplo, de estar em quadra por si e pelos demais. Certamente a cada treino saímos mais conscientes, úteis e felizes”.