Hoje,22 de setembro, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin dá prosseguimento à série semanal de textos inéditos de Pierre de Coubertin, traduzidos para o idioma português graças ao uso de Inteligência Artificial. Pela primeira vez em mais de cem anos, os 58 textos publicados no jornal belga L’Indépendance Belge, sob o título Lettres d’un Indépendant, estarão disponíveis para o público, graças à pesquisa do historiador e membro do CBPC Carlos Eugênio Negreiros.
A seguir, o décimo quarto texto, L’épiscopat (O Episcopado), de 26 de março de 1900.

O EPISCOPADO
Há, na França, três ou quatro prelados que parecem ansiosos por provar que o anel de ametista citado pelo Sr. Anatole France para o dedo de Mons. Guitrel foi feito sob medida para eles.
Você não desconhece, ao menos de reputação, Mons. Guitrel; sabe como esse abade liberal, que de bom grado manifestava seus bons sentimentos para com a República, tornou-se de um dia para o outro um bispo intransigente, que não cessava de despejar o anátema sobre essa mesma República. O Sr. Anatole France, que é um homem hábil, guardou-se bem de concluir pela insinceridade de seu personagem: deixa pairar sobre esse ponto dúvidas persistentes, e o leitor é levado a pensar que o abade julgava realmente a República habitável e que, não menos realmente, o bispo a tem por um antro infernal.
Esse ponto de vista não está muito longe da verdade. Você já assistiu à entrada de um novo prelado em sua boa cidade episcopal? Os sinos tocam; creio bem que, onde se seguem à risca as prescrições legais, há tropas em armas. O bispo passa de carruagem sob arcos de triunfo, abençoando a parte devota da população ajoelhada em seu caminho; depois, revestido de ornamentos magníficos, penetra solenemente em sua catedral e, mais tarde, de volta à sua casa, ali recebe a homenagem das autoridades e dos corpos constituídos.
Ora, já no dia seguinte começa para ele uma vida sombria, não isenta de preocupações e de aborrecimentos, mas cuja característica primeira é o isolamento. Isolado, o bispo o é de tudo e de todos; as honras de que o cumularam no dia de sua instalação marcam o espaço que doravante o separará do comum e que ninguém mais transporá em torno dele. Chamam-no de “monsenhor” e de “Vossa Grandeza”. Nos ofícios religiosos, ele se coloca sobre um trono; sua morada é um “palácio”. Todas as formas exteriores do respeito que outrora se prodigalizava aos príncipes de sangue transferiram-se para ele. Ora, na maioria das vezes, ele veio ao mundo sob um humilde teto e começou trabalhando com as próprias mãos… Como essa elevação tão alta não o inebriará?
Essa elevação, aliás, não corresponde a nada de real; honram-no, mas não lhe obedecem; ele não tem poder; o governo desconfia dele, os fiéis lhe pedem que sirva a suas paixões políticas, frequentemente seus vigários-geraistramam contra ele cabalas secretas; ele não tem a seu lado ninguém em quem confiar.
Tal regime torna suscetível. Se chega então uma carta do Ministro dos Cultos, um pouco rígida e seca, endereçada simplesmente ao “senhor bispo”, este crê ter recebido uma injúria; exalta-se; a Igreja, o próprio Deus lhe parecem atacados em sua pessoa. Ele se ergue para defendê-los.
Esse pequeno drama psicológico se representa com mais frequência do que se pensa. Vem-me à memória uma palavra profunda que me foi dita pelo cardeal Gibbons, em sua modesta casa de Baltimore. O cardeal falava da situação reservada a seus pares em nosso velho mundo: « Ah!, exclamou ele, quanto agradeço ao céu por não ter nenhum funcionário à minha porta! »
É verdade que, quando sai pelas ruas de Baltimore, os chapéus dos católicos, dos protestantes, dos judeus e dos livres-pensadores se levantam à sua passagem. É outro gênero de homenagem, e compreendo que ele a prefira.
Pierre de Coubertin, 26 de março de 1900.
Notas do historiador:
- O anel de ametista (L’Anneau d’améthyste, 1899) é o título do terceiro volume da tetralogia Histoire contemporaine, de Anatole France. No romance, o anel episcopal com ametista simboliza a dignidade e a ambição episcopais do personagem.
- Anatole France (pseudônimo de François-Anatole Thibault, 1844–1924): escritor francês, membro da Academia Francesa desde 1896 e Prêmio Nobel de Literatura em 1921.
- Personagem da Histoire contemporaine: o abade Guitrel, ambicioso professor de seminário que ascende ao episcopado. “Mgr” é a abreviatura de Monseigneur, fórmula francesa de tratamento dos bispos; aqui é traduzida por “Mons” (monsenhor), para preservar a fórmula do original.
- Os grands vicaires (vigários-gerais) são os principais auxiliares do bispo na administração da diocese, por ele nomeados.
- Ministro dos Cultos: Na França, sob o regime da Concordata de 1801 (em vigor até a separação entre Igreja e Estado, em 1905), o Estado remunerava e administrava o clero dos cultos reconhecidos; por isso, um ministro do governo era o responsável pelos assuntos religiosos (ministre des Cultes).
- James Gibbons (1834–1921): arcebispo de Baltimore de 1877 até sua morte e cardeal desde 1886, principal figura do catolicismo estadunidense de seu tempo. Coubertin visitou os Estados Unidos em 1889 e em 1893; o texto não informa em qual ocasião ocorreu a conversa.
