De acordo com a ONU, “o esporte tem o poder de mudar o mundo” e representa um direito fundamental e ferramenta poderosa para fortalecer os laços sociais e promover o desenvolvimento sustentável e a paz, bem como a solidariedade e o respeito. O uso do esporte como meio pedagógico tem motivado o movimento esportivo internacional a produzir diferentes ações que incentivem essa conscientização. Muitas campanhas têm recebido atenção nesta direção, sobretudo quando dedicam-se no fortalecimento do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz – data criada pela ONU em 2013 e celebrada no mundo todo em 6 de abril.
A Peace and Sport, por exemplo, organização mundial neutra e independente que atua no uso do esporte e seus valores como instrumento para a paz, promoveu o movimento #WhiteCard. A iniciativa é voltada principalmente para redes sociais e tenta demonstrar a capacidade de diálogo e o compromisso da sociedade com a paz através do esporte.
Como referência ao cartão amarelo e vermelho no mundo esportivo, o “Cartão Branco” convida não a punir, mas a promover a paz, especialmente nesta data. Foi neste sentido que o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin convidou seus membros e instituições certificadas a participarem da campanha e construir com crianças e jovens maior conhecimento sobre o tema.