O livro “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana” está sendo lançado hoje pelo eMuseu do Esporte, com a chancela do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). Na obra, estão reunidos 24 especialistas dos âmbitos nacional e internacional para tratar dos temas “Liberdade de Expressão”, “Esporte e Valores”, “Refugiados” e “Intersexualidade”.
Em outubro de 2020, o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) passou a realizar uma série de entrevistas com profissionais e pesquisadores sobre tópicos de relevância e impacto social, relacionados ao Movimento Olímpico. Essa série, nomeada “Reflexões Olímpicas”, ocasionou, em agosto de 2021, o lançamento da Exposição Virtual “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, que se vale dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos como tema basilar para tratar de questões sociais, humanas e esportivas. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o eMuseu e o CBPC, ainda contou com o suporte do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, da PUCRS e de três agências da ONU: UNIC-Rio, ACNUR e UNESCO.
Os capítulos que compõem o livro, originados da Exposição Virtual de mesmo nome, dividem-se entre os idiomas português, inglês e espanhol. Além disso, cabe ressaltar que 24 autores das áreas de Filosofia e Estudos Olímpicos, provenientes de oito países distribuídos nos 5 continentes, são os responsáveis por estreitar os diálogos entre o Movimento Olímpico e os temas de importância social.
Dentre os fatores pelos quais os indivíduos tiveram que repensar seus papéis na sociedade está a pandemia, que provocou o estabelecimento de novas percepções de respeito, tolerância, amizade, paz e igualdade. Da mesma forma, o período pandêmico também suscitou grandes mudanças no Movimento Olímpico moderno, sobretudo após as ações do Comitê Olímpico Internacional (COI) referentes à adaptação de discursos, medidas e atividades conforme as necessidades exigidas pelo contexto. Além do cuidado com a saúde, com os profissionais que enfrentaram e ainda enfrentam diariamente os problemas gerados pela covid-19 e com o futuro do esporte, há o compromisso com a humanidade: é nesta ótica que a obra busca abordar tópicos de relevância para as comunidades de maneira legítima e reflexiva.
Até a configuração atual, o Movimento Olímpico modificou constantemente suas concepções e regimentos de acordo com as inovações nos campos do esporte e da cultura e na forma com que os atletas participam dos Jogos Olímpicos. As primeiras edições do evento foram marcadas pela valorização da masculinidade e do amadorismo, o que se difere de um segundo período, de caráter mais técnico, no qual se sobressaíram os debates sobre os rituais e esportes que deveriam fazer parte dos Jogos; finalmente, destacam-se as abordagens voltadas para a esfera social, de modo que os olhares passam a se direcionar para necessidades e possíveis projeções de mudança nesse âmbito.
É diante dessas reflexões que, nesta data em que se celebra mais um aniversário de Pierre de Coubertin, convidamos você a ler nossa nova publicação, o eBook “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, com conceitos atuais e coerentes sobre o esporte no século XXI.
Obtenha a obra gratuitamente via download em nossas publicações.
Para visitar a Exposição Virtual, acesse o site do eMuseu do Esporte, através do link – emuseudoesporte.com.br.