Em dezembro de 2013, o Programa Social Esportivo Estação Conhecimento – Espírito Santo foi certificado pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. O marco de oito anos da certificação é motivo de comemoração, uma vez que o Programa, implantado em 2011 e atuante em parceria com instituições públicas e privadas, atinge um considerável grupo social por meio do esporte e de outras atividades culturais, educativas e profissionalizantes – atualmente, mais de 670 crianças e jovens são atendidos pela iniciativa.
Os princípios que norteiam o Programa compreendem o esporte em suas três dimensões: educacional, de participação e de rendimento. Partindo disso, são oferecidas atividades esportivas qualificadas para diferentes faixas etárias, sem distinção de gênero ou etnia, priorizando-se, sempre que possível, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em consonância a essas questões, o esporte também é reconhecido como meio de inclusão, de formação da cidadania e de propagação do respeito aos direitos humanos, de modo que se configura como uma ferramenta eficiente para o estabelecimento de uma cultura de paz, conforme preconizam os objetivos primordiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, surge, nas atividades esportivas, um potencial de construção de práticas e vivências que tem grande impacto sobre o desenvolvimento de valores em crianças e adolescentes. Seguindo esse ponto de vista, o trabalho do Programa em questão baseia-se nos quatro pilares da educação propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de acordo com os quais todos os indivíduos são capazes de aprender “a fazer, a conhecer, a conviver e a ser”.
No que concerne à Educação Olímpica, a iniciativa direciona seu foco para a perspectiva do acesso ao esporte, prioritariamente em sua dimensão educacional. Entre as ações que corroboram para essa perspectiva estão a realização de jogos cooperativos – considerando-se todas as fases de aprendizagem e os níveis de evolução esportiva individuais –, a fim de que os participantes sejam estimulados a pensar cooperativamente, e não apenas competitivamente, e a proposição de atividades para o desenvolvimento de outros talentos para além do esporte, como a aptidão artística. Os exercícios esportivos e educacionais e os Encontros Reflexivos, nos quais são discutidas temáticas pertinentes à infância e à adolescência, são promovidos dentro dos grupos, por meio de práticas relacionadas ao convívio social, aos valores e a todas as dimensões que a proposta de Educação Olímpica permite.
Desde o ano da certificação pelo CBPC, o Programa viabilizou diversas atividades voltadas para o Olimpismo e para o Movimento Olímpico, tais como o convite para os palestrantes Flávio Valdir Kirst e Lívia Resende debaterem sobre o Legado Olímpico pós Jogos Rio 2016 e o projeto “Jogue como uma garota”, elaborado para fomentar a prática do futebol feminino e, dentre outros objetivos, incentivar discussões acerca da igualdade de gênero, do empoderamento feminino, da proteção à mulher e de outros tópicos de relevância. Quanto a essa última ação, seu planejamento foi empreendido em conjunto pelos próprios praticantes de futebol e na ocasião estiveram presentes cerca de 45 participantes de outras modalidades; além disso, buscando-se garantir ainda mais eficiência no processo de formação esportiva e social dos alunos, promoveram-se conversas sobre esse tópico e sobre as possibilidades suscitadas a partir dele dentro da equipe técnica.
O CBPC celebra os oito anos de parceria e parabeniza o Programa Social Esportivo Estação Conhecimento pelos trabalhos realizados.