No início de 2021, o Comitê Olímpico Internacional publicou o manual do Programa de Educação dos Valores Olímpicos (OVEP) – (um total de quatro materiais: “Os Fundamentos da Educação aos Valores Olímpicos“; “Plano de Workshop do OVEP: aprender através da atividade física“; “Implementar o OVEP: um guia prático para a Educação aos Valores Olímpicos“; e “Fichas de Atividade: exercícios de apoio à Educação aos Valores Olímpicos“) em língua portuguesa. A iniciativa ocorreu em conjunto entre o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) através do Prof. Nelson Todt, e o apoio para o desenvolvimento da Srª. Filomena Fortes, Presidente do Comitê Olímpico Cabo-verdiano.
O OVEP é um conjunto prático de recursos de aprendizagem desenvolvidos para inspirar e permitir que os jovens vivenciem os valores da vida, como excelência, amizade e respeito – Valores Olímpicos. O Programa segue a perspectiva de que a atividade física e o esporte trazem benefícios significativos para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento de centenas de adolescentes. O esporte pode servir como uma ferramenta fundamental para resultados como paz, educação e desenvolvimento social e, nesse sentindo, atribua-se a ele uma representação única. Sob esta ótica, este projeto beneficiou inúmeros professores e aprendizes de países lusófonos ao redor do mundo, gerando maior conhecimento em larga escala sobre esporte, Movimento Olímpico e sua Filosofia.
Os temas educacionais do Olimpismo, filosofia norteadora do Movimento Olímpico, sustentam a base do Programa, ocasionando na experiência da alegria do esforço, a busca pela excelência, bem como a apresentação do Fair-Play. Além disso, o OVEP ainda possui um conjunto de recursos gratuitos projetados para enriquecer currículos educacionais com atividades temáticas olímpicas, estratégias de ensino e materiais inspiradores. Pode ser colocado em ação por professores e instrutores, treinadores e clubes esportivos, governos e autoridades educacionais, membros da Família Olímpica e até mesmo famílias em casa.
Sobre a importância do conteúdo para a sociedade em geral, Fortes comenta: “É bom que [o manual] esteja na nossa própria língua, para que possa chegar a todos e não somente aos acadêmicos e às pessoas que dominam os outros idiomas. É importante para que nós também possamos trabalhar com nossas crianças, principalmente. Elas são o nosso futuro e deverão seguir os nossos passos”. Todt acrescenta: “Nós acreditamos no esporte como ferramenta de educação e de desenvolvimento humano […] É importante nós entendermos que o esporte pode representar mais que a conquista de medalhas. E é isso que propõe o Olimpismo de Pierre de Coubertin desde sempre”.
Acesse todos os materiais do OVEP em língua portuguesa em publicações, no nosso site.