O 16th International Symposium for Olympic and Paralympic Research ocorreu em 20 e 21 de julho de 2024 sob o título “Equidade, Diversidade e Inclusão nos Jogos Olímpicos“. Seu anfitrião foi o Centro Internacional de Estudos Olímpicos (ICOS) da Western University, Canadá. O local do evento foi a Universidade de Franche-Comté, localizada em Besançon, França. A Prof. Angela Schneider do ICOS organizou o simpósio em colaboração com o Prof. Eric Monnin, Vice-Presidente da Universidade de Franche-Comté e o Prof. Gilles Lecoq, envolvido no Institut Catholique de Paris e Vice-Presidente do Comitê Francês Pierre de Coubertin.
O evento deu início com um discurso de abertura de Jean Durry, antigo Vice-Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin e agora presidente de honra. Sua apresentação foi intitulada “Pierre de Coubertin’s Vision“, de forma inspiradora e que deu sequência a uma série de palestras e apresentações de trabalhos e pesquisas por meio de estudantes, professores e especialistas dos Estudos Olímpicos e Paralímpicos, esporte, sociologia e filosofia.
Os membros do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) estiveram presentes no evento. Com o título “The characteristics of a true Olympian“, Christian Kern e William de Oliveira deram início as apresentações com a pesquisa que tem sido desenvolvida desde 2023. Posteriormente, Luis Henrique Rolim expôs o trabalho “Olympic Flame Guardians: a historical analysis of the role and intangible legacy of the Rio 2016 Olympic Games“. E, por fim, Bianca Gama Pena carimbou sua participação com o relato sobre “Experiences of Egalitarian Access to Olympic and Paralympic Sports using digital Technologies promoted by eMuseu of Sport – Rio de Janeiro“.
Rolim ainda foi responsável por mediar outras mesas de apresentações de trabalho, assim como Nelson Todt, Presidente do CBPC.