Chegamos ao final da Semana Olímpica, marcada pela celebração do Dia Olímpico em 23 de junho – data da criação do Comitê Olímpico Internacional, em 1894.
Diversas ações foram realizadas ao redor do mundo por organizações esportivas, federações e outras instituições que vinculam suas atividades a Educação Olímpica, Olimpismo, esporte em geral e outros temas que contemplam as mais variadas perspectivas que cernem e orientam o Movimento Olímpico. Com as instituições certificadas pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) não foi diferente.
A Escola de Educação Básica URI – Erechim, reconhecida pelo CBPC desde 2013, iniciou suas comemorações com uma cerimônia realizada entre alunos, professores e coordenadores. Na ocasião, foi entoado o Hino Nacional, bem como o Juramento Olímpico e uma fala sobre a Filosofia Olímpica. Entre as demais iniciativas, a Escola também organizou um teatro representado pelos alunos a fim de contar a história de Pierre de Coubertin e seus ideais.
Já a Fundação Tênis, Programa Social Esportivo certificado pelo CBPC desde 2010, desenvolveu dinâmicas que proporcionassem a vivência de diferentes modalidades esportivas, desde a corrida de revezamento até atividades com salto em distância. Além disso, os alunos dos núcleos responderam perguntas sobre a história do Movimento Olímpico, desenharam suas manifestações Olímpicas e construíram suas próprias medalhas.
O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin parabeniza as instituições pelo trabalho realizado com Educação Olímpica, impactando e transformando diariamente a vida de crianças e jovens.
Imagem de capa: Fundação Tênis.